Explosão rompe barragem de usina ucraniana, inunda cidade e ameaça maior central nuclear da Europa. Ataque ocorreu na região de Kherson, no sul, em área controlada pela Rússia. Cerca de 22 mil pessoas podem ser afetadas, segundo a agência estatal russa RIA. Moscou e Kiev se acusam mutuamente pela autoria do ataque.
Um ataque no sul da Ucrânia rompeu nesta terça-feira (6) a barragem de uma usina hidrelétrica, inundando a cidade de Nova Kakhovka e ameaçando o funcionamento da usina de Zaphorizhzhia, a maior central nuclear da Europa.
A cidade e toda a região são controladas atualmente pela Rússia. Os dois países trocaram acusações sobre a autoria do ataque.
A explosão aconteceu na barragem de Nova Kakhovka, na região de Kherson. Segundo a agência estatal russa RIA, 22 mil pessoas podem ser afetadas. Já o governo da Ucrânia disse que 80 povoados podem ser inundados.
A barragem alvo do ataque foi construída em 1956 e possui um reservatório de 18 km³. Esse reservatório fornece água para a península da Crimeia e para a usina de Zaporizhzhia – a maior central nuclear da Europa – ambas em territórios ucranianos controlados pela Rússia.
O nível da água subiu 5 metros depois da explosão, e moradores do entorno do rio Dnipro, por onde passa a barragem, já deixaram suas casas, que ficaram alagadas.
Videos Relacionados