Coletar o lixo plástico que inunda os oceanos às vezes parece como enxugar gelo, mas o holandês Boyan Slat é incansável. Seus esforços já resultaram na remoção de mais de 100 mil quilos de resíduos na Grande Porção de Lixo do Pacífico – região entre o Havaí e a Califórnia (EUA) onde se concentra uma quantidade absurda de plástico: estima-se que sejam quase 80 mil toneladas.
Com tamanho equivalente a duas vezes a área da França, a “ilha de plástico” é o foco da organização The Ocean Cleanup, criada pelo inventor e empresário Boyan Slat. Para eliminar os resíduos plásticos oceânicos, diversos equipamentos de limpeza foram testados, sendo o Sistema 002 o último deles.
Ainda experimental, o Sistema 002 (também chamado de “Jenny”) é composto por uma grande linha flutuante com dois barcos em cada uma das extremidades. A linha é puxada pelos barcos, formando uma espécie de funil para uma grande rede que armazena o plástico flutuante – que será coletado e armazenado no barco até chegar em terra firme para ser reciclado.