Os brasileiros Raphinha (Barcelona) e Vini Jr. (Real Madrid) estão entre os indicados à Bola de Ouro 2025, prêmio concedido ao melhor jogador da temporada 2024/25 no futebol europeu. O vencedor será conhecido no dia 22 de setembro, durante cerimônia no Théâtre du Châtelet, em Paris.
A lista de concorrentes inclui grandes nomes do futebol mundial, como Jude Bellingham (Real Madrid), Harry Kane (Bayern de Munique), Erling Haaland (Manchester City), Kylian Mbappé (Real Madrid), Lautaro Martínez (Inter de Milão), Mohamed Salah (Liverpool), e o jovem talento Lamine Yamal (Barcelona). Também foram indicados atletas em ascensão como Désiré Doué (Paris Saint-Germain) e Viktor Gyökeres (Sporting).
Além da premiação principal, foram anunciados os indicados ao Troféu Kopa, que elege o melhor jogador sub-21 da temporada. O Brasil será representado por Estêvão, ex-Palmeiras, que agora atua no Chelsea. Ele concorre com nomes como Yamal, do Barcelona, que também disputa a Bola de Ouro.
Na disputa pelo Troféu Yashin, que premia o melhor goleiro do mundo, o Brasil terá Alisson Becker (Liverpool) entre os dez finalistas.
No futebol feminino, o técnico Arthur Elias, comandante da seleção brasileira e campeão da Copa América Feminina, está indicado ao prêmio de Melhor Técnico do Ano.
Já entre os treinadores do futebol masculino, os concorrentes são Antonio Conte (Napoli), Luis Enrique (PSG), Hansi Flick (Barcelona), Enzo Maresca (Chelsea) e Arne Slot (Liverpool).
A presença brasileira nas indicações reforça a relevância do país no cenário internacional, tanto dentro de campo quanto nas comissões técnicas.