Prefeituras do Sul de Minas estão investindo na tecnologia para combater a epidemia de dengue. Pelo ar, os drones ajudam a monitorar espaços fechados e locais com grande acúmulo de água.
Uma das cidades onde o equipamento está sendo usado é em Lavras (MG). Nesta quarta-feira (14), a Vila Murad recebeu a visita dos 48 agentes de endemias, que orientaram a população e aplicaram o fumacê. Segundo o boletim municipal, a cidade tem 142 casos de dengue.
O drone é o reforço recebido pela equipe de endemias da cidade para combater os focos de Aedes aegypti.
“Residências que os agentes têm dificuldade para estar entrando, a gente consegue visualizar o quintal com o drone e estar identificando possíveis criadouros ou recipientes que possam estar com água, caixas d´águas, calhas, para que a gente possa tomar iniciativa e estar tampando ou tratando esse depósito”, explicou o coordenador da vigilância ambiental, João Carlos de Abreu.
Em Guaxupé, o aparelho chegou há pouco mais de um mês e já localizou 35 focos.
“Só com o drone você vai diagnosticar, ver essas caixas d´águas que estão abertas, onde você não tem essa visão, o drone abre aquele espaço maior. Casa desabitada, casa, terreno de difícil acesso, esse drone é fundamental, ele vai dar uma visão ampla pra gente ver o que está acontecendo ali e depois a gente vai retornar a esse endereço e fazer o trabalho”, disse o coordenador de vigilância em saúde ambiental, Reginaldo Carlos de Araújo.
A pesquisadora Joziana Barçante, do núcleo de pesquisa biomédica da Nupeb/Ufla, disse que o equipamento pode auxiliar o poder público no controle dos focos do mosquito transmissor da dengue e outras doenças.
“É um equipamento que tem um potencial muito grande de ser utilizado, auxiliando o poder público no controle, no monitoramento desses casos e além disso, alguns domicílios que ficam fechados e muitas vezes os agentes não conseguem entrar, esse drone tem a capacidade de antecipar uma ação judicial que permitiria o poder público entrar naquele imóvel e com isso já vistoriar e tomar as providências para evitar que um foco se instale ali”, disse a pesquisadora.
Acompanhe todas a notícias aqui na TVN ESSA TV É NOSSA.