Mais

    Prefeituras investem em drones para combater focos do Aedes aegypti em cidades.

    Prefeituras investem em drones para combater focos do Aedes aegypti em cidades.

    Prefeituras do Sul de Minas estão investindo na tecnologia para combater a epidemia de dengue. Pelo ar, os drones ajudam a monitorar espaços fechados e locais com grande acúmulo de água.

    Uma das cidades onde o equipamento está sendo usado é em Lavras (MG). Nesta quarta-feira (14), a Vila Murad recebeu a visita dos 48 agentes de endemias, que orientaram a população e aplicaram o fumacê. Segundo o boletim municipal, a cidade tem 142 casos de dengue.

    O drone é o reforço recebido pela equipe de endemias da cidade para combater os focos de Aedes aegypti.

    “Residências que os agentes têm dificuldade para estar entrando, a gente consegue visualizar o quintal com o drone e estar identificando possíveis criadouros ou recipientes que possam estar com água, caixas d´águas, calhas, para que a gente possa tomar iniciativa e estar tampando ou tratando esse depósito”, explicou o coordenador da vigilância ambiental, João Carlos de Abreu.

    Em Guaxupé, o aparelho chegou há pouco mais de um mês e já localizou 35 focos.

    “Só com o drone você vai diagnosticar, ver essas caixas d´águas que estão abertas, onde você não tem essa visão, o drone abre aquele espaço maior. Casa desabitada, casa, terreno de difícil acesso, esse drone é fundamental, ele vai dar uma visão ampla pra gente ver o que está acontecendo ali e depois a gente vai retornar a esse endereço e fazer o trabalho”, disse o coordenador de vigilância em saúde ambiental, Reginaldo Carlos de Araújo.

    A pesquisadora Joziana Barçante, do núcleo de pesquisa biomédica da Nupeb/Ufla, disse que o equipamento pode auxiliar o poder público no controle dos focos do mosquito transmissor da dengue e outras doenças.

    “É um equipamento que tem um potencial muito grande de ser utilizado, auxiliando o poder público no controle, no monitoramento desses casos e além disso, alguns domicílios que ficam fechados e muitas vezes os agentes não conseguem entrar, esse drone tem a capacidade de antecipar uma ação judicial que permitiria o poder público entrar naquele imóvel e com isso já vistoriar e tomar as providências para evitar que um foco se instale ali”, disse a pesquisadora.

    Acompanhe todas a notícias aqui na TVN ESSA TV É NOSSA.

    Videos Recentes

    spot_imgspot_img

    Videos Relacionados

    DEIXE UMA RESPOSTA

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    spot_imgspot_img