Imagens impressionantes da chuva de granizo que atingiu as cidades de Muzambinho e Alpinópolis, em Minas Gerais, viralizaram nesta sexta-feira (25). A força da tempestade e a quantidade de pedras de gelo chamaram a atenção dos moradores e repercutiram nas redes sociais.
O fenômeno ocorreu enquanto o estado está sob alerta de perigo de tempestade com granizo, emitido pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). O aviso é válido até às 21h desta sexta-feira e abrange 244 municípios mineiros, especialmente nas regiões do Triângulo Mineiro, Alto Paranaíba, Central, Sul/Sudoeste, Oeste e Norte de Minas.
Segundo o Inmet, há risco de chuvas de até 50 mm/dia, ventos de até 60 km/h e possibilidade de queda de granizo, com potencial para causar danos à rede elétrica, queda de árvores, alagamentos e estragos em plantações.
A recomendação é que, em caso de rajadas de vento, a população evite se abrigar sob árvores e desligue aparelhos eletrônicos. Em situações de emergência, os contatos são:
Defesa Civil: 199
Corpo de Bombeiros: 193
Além de Muzambinho e Alpinópolis, dezenas de outras cidades estão sob risco nas próximas horas. A lista inclui municípios como Poços de Caldas, Varginha, Lavras, Alfenas, Juiz de Fora, São João del Rei, Três Corações, Pouso Alegre, Ubá, Viçosa e muitos outros.
A recomendação é que os moradores fiquem atentos às atualizações dos órgãos oficiais e redobrem os cuidados durante a passagem das tempestades.