José Victor Menezes Teles, que chamou a atenção ao ser aprovado no curso de Medicina da Universidade Federal de Sergipe (UFS) aos 14 anos, agora, formado e prestes a concluir sua residência, tem um novo objetivo: construir um Centro Médico em Itabaiana (SE) para atender a população carente.
Aos 21 anos, ele e sua noiva, Catarina Fagundes, também médica, planejam abrir uma unidade especializada em ginecologia e obstetrícia, área escolhida por José Victor após atuar na linha de frente da pandemia de Covid-19, onde prestou mais de 700 horas de atendimento emergencial.
O jovem médico relata que a motivação para o projeto vem da sua preocupação social e do desejo de reduzir as dificuldades enfrentadas por quem necessita de atendimento de saúde na região. “Passávamos todos os dias juntos. Estamos na mesma área e somos uma dupla. Fazemos cursos juntos, operamos juntos e também damos plantão em dupla”, afirmou José Victor sobre a parceria com Catarina.
Filho de professores, ele sempre foi incentivado a estudar e desenvolveu um forte espírito de solidariedade. No entanto, para ingressar na faculdade tão cedo, precisou recorrer à Justiça, já que ainda não havia concluído o Ensino Médio. Determinado, solicitou provas de proficiência para obter o certificado, mas teve o pedido negado. Sua família recorreu judicialmente e, após autorização de um juiz, ele foi aprovado em 13 exames e conseguiu a matrícula no curso. No ano seguinte, refez o Enem e foi novamente aprovado. “Para provar que não foi sorte”, brincou.
Agora, além do trabalho na área médica, ele quer contribuir diretamente para a sua cidade natal, que tem cerca de 100 mil habitantes. Para José Victor, a medicina vai além do conhecimento técnico; é também uma missão social. “Justamente após tantas perdas durante a pandemia, decidi seguir para a ginecologia e obstetrícia. É de encher o coração de alegria poder atuar diretamente com o cuidado na geração de novas vidas”, disse José Victor.
Inspirando seus três irmãos mais novos a seguirem seus próprios sonhos, José Victor quer deixar um legado de determinação e dedicação à medicina e ao bem-estar da comunidade.