A Justiça do Rio de Janeiro decretou a prisão temporária de 30 dias do policial penal José Rodrigo da Silva Ferrarini, acusado de atirar no pé do entregador Valério Souza Junior, durante uma discussão em Jacarepaguá, na última sexta-feira (29).
O caso ganhou repercussão após Valério publicar nas redes sociais um vídeo em que aparece ferido logo após o disparo.
Segundo a decisão da juíza Nathalia Magluta, Ferrarini responderá por tentativa de homicídio qualificado. O magistrado destacou que o policial agiu de forma desproporcional, por motivo “fútil”, e não prestou socorro à vítima.
O policial alegou em depoimento que teria se sentido ameaçado, mas a Justiça entendeu que não há indícios que confirmem essa versão. Além da prisão, ele foi afastado do cargo por 90 dias e responderá a um processo administrativo disciplinar aberto pela SEAP (Secretaria de Administração Penitenciária).
O iFood, plataforma pela qual o motoboy trabalhava, declarou que não tolera qualquer tipo de violência, ressaltou que entregadores não são obrigados a subir em apartamentos e informou que está oferecendo apoio jurídico e psicológico à vítima.
Valério segue em recuperação e passará por nova avaliação médica para definir se precisará de cirurgia. A bala permanece alojada em seu pé.
A investigação está a cargo da 32ª DP (Taquara). A arma de Ferrarini foi apreendida para perícia e outras testemunhas ainda serão ouvidas.