Um jovem reagiu a uma tentativa de assalto e entrou em luta corporal com um criminoso armado, na manhã de ontem segunda-feira (23), na Praça Batista Campos, em Belém (PA). A ação foi registrada por um morador e rapidamente viralizou nas redes sociais.
Nas imagens, é possível ver o momento em que o jovem enfrenta o assaltante, mesmo sob a ameaça de um revólver calibre 38. Durante o confronto, o criminoso ainda aponta a arma para pessoas que tentavam intervir. A vítima grita por socorro enquanto luta com o suspeito até conseguir imobilizá-lo com o apoio de populares.
“Ele também me ameaçou, dizendo: ‘quem gravar minha cara vai levar tiro’. Mesmo assim, chamei a Polícia Militar. Foi um tumulto enorme na praça”, relatou Júlio Leandro, morador que filmou toda a cena.
A tensão aumentou quando o suspeito foi cercado e agredido por algumas pessoas antes da chegada da Guarda Municipal de Belém (GMB). Em nota, a Prefeitura informou que equipes da GMB, com apoio do Grupamento Ronda Ostensiva Municipal (RUMO), prenderam o assaltante em flagrante.
O homem, de 20 anos, foi detido com quatro celulares e um revólver calibre 38, carregado com quatro munições. Após atendimento médico, ele foi encaminhado à Delegacia do Comércio, onde permanece preso à disposição da Justiça.
O jovem que reagiu ao assalto explicou que tomou a atitude porque o celular que o criminoso tentava levar era o único que possuía — e essencial para seu trabalho e estudos.
A coragem do rapaz e a rápida mobilização de quem passava pela praça impediram que o crime tivesse um desfecho mais grave. O caso segue sob investigação.