Um grave acidente foi registrado na noite de domingo (22), durante uma tradicional guerra de espadas no bairro de Copian, em Cruz das Almas, no Recôncavo baiano. Um jovem ficou ferido após a espada que carregava explodir em sua mão no meio da rua, durante os festejos juninos.
Imagens gravadas por moradores mostram o momento em que o rapaz corre com a espada acesa e, em seguida, é surpreendido pela explosão. Desesperado, ele muda de direção e corre em busca de ajuda. A cena chocou quem acompanhava a celebração.
A vítima foi socorrida imediatamente por populares e encaminhada à Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do município. No entanto, devido à gravidade dos ferimentos, o jovem precisou ser transferido para o Hospital Geral do Estado (HGE), em Salvador, onde recebeu atendimento especializado na unidade de queimados.
De acordo com informações preliminares, o acidente resultou na amputação de um dos dedos da mão atingida.
Mesmo diante da gravidade da ocorrência, o jovem gravou um vídeo após o atendimento inicial para tranquilizar familiares e amigos. “Galera, como todos sabem, teve esse acontecido comigo. Mas, graças a Deus, eu estou bem”, afirmou, mostrando a mão enfaixada.
As chamadas guerras de espadas fazem parte da cultura local durante o São João, mas seguem sendo alvo de controvérsias e alertas constantes sobre os riscos à segurança dos participantes. O uso, fabricação e comercialização desse tipo de artefato são proibidos por lei, e acidentes como este reforçam os perigos da prática.
As autoridades ainda não informaram se haverá investigação formal sobre o caso.