Uma tentativa de feminicídio registrada em Tangará da Serra (242 km de Cuiabá) tem causado comoção nas redes sociais após imagens do crime virem à tona neste sábado (14). O episódio aconteceu na madrugada do dia 4 de junho e foi presenciado pela filha do casal, uma menina de cerca de 7 anos.
As câmeras de segurança da casa mostram o início de uma discussão entre marido e mulher. Pouco depois, o homem se volta contra a esposa de forma agressiva. A filha, ao ver a cena, se coloca na frente da mãe e implora para que o pai pare, tentando protegê-la com o próprio corpo.
Mesmo com os apelos da criança, o homem avança. A menina tenta contê-lo, segura seu braço, chora e desferre tapas, em uma tentativa desesperada de impedir o pior. A mãe chega a cair no chão enquanto o homem se aproxima com uma faca, mas por um instante recua. A criança, em choque, corre pela casa, tentando buscar ajuda.
O caso foi registrado no dia seguinte, em 5 de junho. A Patrulha Maria da Penha do 19º Batalhão da Polícia Militar iniciou as buscas pelo suspeito, que estava foragido. Ainda naquele dia, os policiais localizaram o esconderijo do homem e efetuaram a prisão. Ele foi encaminhado ao Centro Integrado de Segurança e Cidadania (Cisc) e, depois, ao sistema prisional.
Nas redes sociais, a deputada estadual Janaina Riva (MDB) comentou o caso:
“Parabéns à PM que agiu na hora certa. O próximo passo seria consumar o feminicídio. Fora o dano causado a essas crianças, que será eterno. Deus dê forças a essa família.”
O caso levanta novamente o alerta sobre a importância da denúncia e da proteção às vítimas de violência doméstica — e sobre o impacto silencioso, porém profundo, que esse tipo de violência causa em crianças expostas a essas situações.