Para fazer valer a máxima de que o morto “não está mais neste mundo”, uma empresa no Reino Unido oferece um serviço diferenciado: o envio das cinzas do falecido para o espaço. Segundo a parceria entre funerárias da Inglaterra e a Aura Flights, os restos mortais são lançados na estratosfera, a mais de 32 mil metros de altitude, e retornam para superfície da Terra como gotas de chuva ou flocos de neve.
O retorno natural das cinzas ocorre cerca de seis meses depois, após elas circularem ao redor da Terra várias vezes. A viagem derradeira custa cerca de R$ 18,5 mil.
“Eu olho para o céu azul e para as noites claras e estreladas de maneira diferente desde que as cinzas do meu pai foram enviadas para lá. Foi muito mais do que apenas uma viagem ao espaço”, disse um cliente no site da Aura Flights.
“Uma despedida absolutamente deslumbrante. É um conforto para toda a família poder olhar para o céu e pensar em Brian lá em cima numa aventura que a maioria das pessoas nunca terá”, relatou outro.
O serviço está se tornando cada vez mais popular no Reino Unido. A Family Funeral Service, funerária com filiais em Nottingham e Derby (Inglaterra) afirmou ao “Daily Star” já ter encaminhado os restos mortais de seis pessoas para cerimônia espacial.
“Estamos orgulhosos da parceria com a Aura para fornecer este serviço totalmente único e atencioso aos nossos clientes. Colocamos os desejos dos nossos clientes em primeiro lugar e pretendemos lhes proporcionar o adeus que desejam, seja ele qual for”, declarou Matthew Lymn Rose, diretor administrativo da funerária.