A deputada federal Carla Zambelli (PL-SP) foi presa nesta terça-feira (29) em Roma, na Itália, conforme confirmou o Ministério da Justiça do Brasil. Ela era considerada foragida desde que o Supremo Tribunal Federal (STF) a condenou a 10 anos de prisão no caso da invasão hacker ao sistema do Conselho Nacional de Justiça (CNJ).
Zambelli teve seu nome incluído na lista de procurados da Interpol e teve a extradição solicitada formalmente pelo governo brasileiro.
A prisão da parlamentar contou com apoio de autoridades italianas. O deputado italiano Angelo Bonelli informou, por meio de sua conta na rede social X (antigo Twitter), que entregou às autoridades o endereço onde Zambelli estaria hospedada. “Carla Zambelli está em um apartamento em Roma. Forneci o endereço à polícia. Neste momento, a polícia está identificando Zambelli”, publicou Bonelli na segunda-feira (28).
A identificação e detenção da deputada aconteceram pouco tempo depois da divulgação da localização. Agora, o caso segue para tramitação judicial na Itália, onde será analisado o pedido de extradição feito pelo Brasil.