Um criminoso de 18 anos, com 17 passagens pela polícia, foi baleado por um policial militar na noite de terça-feira (18) após participar do roubo do carro de uma mulher grávida, em Santa Luzia, na Região Metropolitana de Belo Horizonte. Um vídeo obtido pela Itatiaia mostra o momento exato em que o assaltante desce do carro roubado, chega a levantar as mãos, mas logo em seguida leva a mão à cintura — momento em que é baleado por um dos militares.
O rapaz fugia com o irmão, de 21 anos, que também foi preso. Juntos, os dois acumulam 72 registros policiais por crimes como roubo, tráfico de drogas, ameaça, motim de presos, lesão corporal, entre outros. A arma usada no crime, uma pistola calibre .40, havia sido furtada de um delegado, segundo a PM.
O assalto aconteceu na rua Antônio Gabrich, onde a mulher, de 34 anos, e sua filha de 5 anos foram abordadas com violência. Segundo o Boletim de Ocorrência, os bandidos gritaram “perdeu, perdeu”, arrancaram as chaves da mão da gestante e ignoraram os pedidos dela para retirar a filha do carro. Mesmo assim, a mãe conseguiu tirar a criança antes que os criminosos fugissem com o Fiat Punto e pertences pessoais.
Durante a fuga, os militares localizaram o veículo e iniciaram uma perseguição pelas ruas da cidade. Na tentativa de escapar, os bandidos trafegaram na contramão e só pararam quando um dos pneus foi atingido por disparos da PM. No bairro São Benedito, o carro foi finalmente abandonado e os suspeitos tentaram continuar a fuga a pé.
Ao desembarcar, o jovem de 18 anos foi baleado após fazer um movimento suspeito em direção à cintura. Ele foi socorrido pelo Samu e levado inicialmente à UPA São Benedito, sendo depois transferido para o Hospital Odilon Behrens, onde segue internado sob escolta. O irmão dele, de 21 anos, foi detido e levado à delegacia. Ele possui 55 registros criminais — média de 2,6 ocorrências por ano de vida.
O caso segue sendo investigado.