Dois tremores de terra foram sentidos na Região Metropolitana de Belo Horizonte entre a noite de terça-feira (16) e a madrugada desta quarta (17). O Centro de Sismologia da USP confirmou que o primeiro deles, de magnitude 2,9, teve epicentro em Contagem, às 22h12. Horas depois, um segundo abalo, menor, de 2,5, também foi registrado na mesma região.
A Defesa Civil de Minas Gerais informou que ainda avalia os impactos. Moradores de Contagem, Belo Horizonte, Betim e Esmeraldas relataram ter percebido o tremor, especialmente em bairros como Nacional, Sarandi, Santa Terezinha, São Joaquim e Cabral, além da região do Icaivera, em Betim.
Apesar dos relatos, não houve registros de danos ou emergências até o momento. A Secretaria de Defesa Social de Contagem reforçou que qualquer ocorrência pode ser comunicada pelo telefone 199. Em Esmeraldas, a Defesa Civil também confirmou que o abalo foi percebido, mas não recebeu chamados de situações de risco.
De acordo com o sismólogo Bruno Collaço, da USP, esse tipo de fenômeno não é raro em Minas Gerais. “O estado é o que mais registra abalos sísmicos no país, geralmente causados pelas pressões geológicas na crosta terrestre”, explicou.
🔎 Entenda a escala Richter:
Até 4,0 → tremores pequenos, normalmente sem riscos.
Abaixo de 1,0 → microssismos, detectados apenas por aparelhos.