O papa Leão 14 canonizou neste domingo (7.set.2025), na Praça São Pedro, no Vaticano, o beato italiano Carlo Acutis, reconhecido como o primeiro santo da geração millennial.
Nascido em 1991 e falecido em 2006, aos 15 anos, vítima de leucemia, Carlo ficou conhecido como o “Influencer de Deus” por usar suas habilidades em informática e internet para evangelizar, catalogando milagres eucarísticos em um site que ele mesmo criou.
A canonização foi possível após o reconhecimento de dois milagres atribuídos à sua intercessão:
em 2013, no Brasil, o menino Matheus Vianna, de 3 anos, foi curado de uma má-formação congênita no pâncreas, após ter contato com uma camiseta de Carlo;
em 2022, na Itália, a jovem Valeria Valverde, de 21 anos, recuperou-se de um grave traumatismo craniano depois de entrar em coma ao cair de bicicleta.
Inicialmente marcada para abril de 2025, durante o Jubileu da Juventude, a cerimônia foi adiada em razão da morte do papa Francisco.
Carlo nasceu em Londres, mas foi criado em Milão. Desde cedo demonstrava fé intensa: fazia comunhão diária, rezava o terço e participava de confissões semanais. Ao mesmo tempo, gostava de videogames, programação e edição de vídeos.
Seu corpo repousa em Assis, onde atrai peregrinos de todo o mundo. Agora, canonizado, passa a ser venerado oficialmente como santo da Igreja Católica em todo o mundo.