Um vídeo de 2020 voltou a circular nesta quinta-feira (20), chamando atenção na internet brasileira após ser publicado pelo portal Leo Dias. As imagens mostram um encontro assustador entre duas mulheres em um caiaque e uma enorme baleia-jubarte na Califórnia, cena que se tornou ainda mais impactante após um caso recente no Chile, onde um jovem de 23 anos foi engolido por uma baleia e sobreviveu.
O incidente registrado no vídeo ocorreu em 2 de novembro de 2020, em Avila Beach, um local conhecido pela presença frequente de baleias. As remadoras Julie McSorley e Liz Cottriel estavam observando os animais quando, inesperadamente, uma jubarte surgiu debaixo do caiaque e o abocanhou.
Apesar do susto, o “ataque” não passou de um acidente. Segundo especialistas, as jubartes se alimentam de pequenos peixes e krill e, ao avançar para capturar sua presa, a baleia acabou engolindo temporariamente o caiaque, jogando as duas mulheres na água.
“Foi tudo muito rápido. Vi os peixes ao redor do caiaque, olhei para baixo e vi a baleia subindo. Pensei: ‘Oh, não! Está muito perto!’”, contou McSorley à CNN.