Câmeras de segurança registraram o momento em que um motociclista, que trabalha com transporte por aplicativo, foi rendido por dois criminosos na manhã do último sábado (19), na Rua Íris Alagoense, no bairro Farol, em Maceió (AL). O que mais chamou atenção nas imagens foi o fato de a vítima ter sido forçada, sob ameaça de arma de fogo, a ajudar um dos assaltantes a ligar a própria motocicleta.
Nas imagens, é possível ver o garupa da moto dos criminosos descendo armado e abordando o trabalhador. Ele foi obrigado a descer do veículo e se deitar no chão. Em seguida, o criminoso tentou ligar a moto, mas, ao não conseguir, ameaçou a vítima novamente e ordenou que ela ligasse o veículo. Após obedecer, o motociclista teve que se deitar no asfalto mais uma vez, enquanto o assaltante fugia com a moto, em direção ao comparsa.
“Ele chegou dizendo: ‘Bora, bora, saia que a gente vai atirar’. Na hora obedeci porque fiquei com medo. O herói é voltar pra casa com vida”, disse a vítima em entrevista ao Balanço Geral Alagoas, da TV Pajuçara/Record.
Ainda segundo o motociclista, os criminosos estavam visivelmente nervosos. “Ele me pediu pra deitar, depois me mandou levantar pra ligar a moto, com a arma na minha cintura. Aí ele saiu e foi se encontrar com o outro”, relatou o trabalhador, que preferiu não se identificar.
A moto roubada era utilizada para o trabalho, e a vítima contou que já havia um serviço marcado para esta segunda-feira (21), o qual não pôde ser realizado. “Fica aquela frustração. Uns vagabundos desses têm coragem de sair cedo de casa pra assaltar, mas não têm coragem de trabalhar. Fico revoltado, porque dependo da moto pra ganhar o pão de cada dia”, desabafou.
O boletim de ocorrência foi registrado na Central de Flagrantes no mesmo dia. O homem conseguiu as imagens das câmeras de segurança e já as entregou à Polícia Civil, que investiga o caso.
Informações sobre o paradeiro da moto ou dos criminosos podem ser repassadas, de forma anônima e gratuita, pelo Disque Denúncia, no número 181.