O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), publicou um vídeo nas redes sociais nesta terça-feira (7) para se desculpar por uma declaração feita durante uma coletiva de imprensa sobre a crise de contaminação por metanol em bebidas destiladas. A fala, feita em tom de brincadeira, gerou forte repercussão negativa.
Na mensagem, Tarcísio pediu perdão às famílias das vítimas e aos comerciantes afetados.
“Acabei fazendo uma brincadeira para descontrair na coletiva que foi muito mal interpretada e que, de fato, não cabia naquele momento em face da gravidade do que vem acontecendo”, disse.
O governador reforçou que o governo paulista tem intensificado a fiscalização e o combate à falsificação e distribuição de bebidas adulteradas, com apreensões e destruição de produtos ilegais. Ele também afirmou que está aberto a reconhecer erros e corrigir posturas quando necessário.
A polêmica teve início na segunda-feira (6), durante coletiva no Palácio dos Bandeirantes. Ao comentar o problema da adulteração de bebidas, Tarcísio disse, em tom de piada: “No dia que começarem a falsificar Coca-Cola, eu vou me preocupar.” A declaração foi feita enquanto o governo atualizava o balanço de casos e mortes causados por intoxicação por metanol no estado e apresentava novas medidas de enfrentamento à crise.