Uma tragédia comovente abalou a cidade de Izmir, na Turquia, na manhã da última quinta-feira (26). Dois taxistas que trabalhavam juntos há quase 30 anos faleceram com poucos minutos de diferença, vítimas de infartos ocorridos no ponto onde atuavam. O caso foi registrado por câmeras de segurança e repercutiu fortemente entre os colegas e a comunidade local. As informações são da agência turca Anadolu Agency.
Zeki Aldemir, de 75 anos, gerente e operador de rádio do ponto de táxi, passou mal logo no início do turno. Ele tentou sair para tomar ar, mas desmaiou na cadeira em frente ao local de trabalho.
Seu amigo e colega de profissão, Ercan Kiremitçiler, de 57 anos, havia acabado de encerrar o expediente e ainda estava no ponto quando viu Zeki caído. Ao tentar prestar socorro, Ercan também sofreu um infarto e caiu no chão, diante dos demais taxistas.
Outros motoristas presentes acionaram os serviços de emergência e seguiram orientações por telefone para tentar reanimar os colegas. Apesar dos esforços, Zeki e Ercan não resistiram e foram declarados mortos ao chegarem no hospital.
Bahattin Karınca, gerente do ponto, relatou o desespero vivido naquele momento. “Foram cenas muito dolorosas. Zeki passou mal, e enquanto esperávamos a ambulância, Ercan também infartou. Foi um choque para todos nós”, disse. Segundo ele, o abalo emocional ao presenciar o colega inconsciente pode ter desencadeado a crise em Ercan. “Acreditamos que ele teve um ataque de pânico. Foi muito impactante.”
A perda dos dois amigos deixou a classe dos taxistas profundamente abalada. “Zeki era muito respeitado e Ercan era um dos mais queridos aqui. Perder os dois assim, de forma tão repentina, é devastador”, lamentou Erkan Özkan, presidente da Câmara dos Taxistas e Comerciantes de Automóveis de Izmir.
De acordo com Karınca, Ercan trabalhava no ponto há 29 anos, e Zeki fazia parte da equipe há três. Um detalhe curioso e ainda mais trágico marcou a narrativa: há dois anos, o antigo presidente do ponto, Mustafa Bedir, também faleceu de infarto exatamente no mesmo local.