Uma ação rápida da GCM (Guarda Civil Municipal) evitou que uma mulher sofresse agressões mais graves na região central de São Paulo na terça-feira (2). O caso foi identificado pelas câmeras do sistema SmartSampa, que emitiram um alerta ao perceber que um homem abordava e pressionava a vítima contra um muro na rua Barão de Piracicaba.
Assim que o aviso chegou ao centro de monitoramento, a equipe mais próxima foi direcionada ao ponto indicado e chegou ao local em menos de um minuto. Os guardas conseguiram interromper a situação e conter o suspeito, que tentou resistir à abordagem. Após ser imobilizado e algemado, ele foi conduzido pelos agentes.
A prefeitura informou que a vítima foi levada para a 1ª Delegacia de Defesa da Mulher, na Sé, onde recebeu atendimento e pôde registrar a ocorrência. O homem permaneceu detido.
O episódio reforça a atuação integrada entre tecnologia e patrulhamento, que vem sendo ampliada pela administração municipal para acelerar respostas em situações de risco. Segundo a GCM, o monitoramento em tempo real tem ajudado a identificar ocorrências que, muitas vezes, não chegam a ser denunciadas imediatamente por testemunhas.
A mulher passa bem e está recebendo acompanhamento após o susto. O caso segue em investigação.


