As buscas por Josias Borchardt, desaparecido após enviar um vídeo à esposa mostrando a forte correnteza de um rio em Garuva (SC), continuam mobilizando bombeiros e familiares. Pistas encontradas na terça-feira (4) reforçam a hipótese de que ele tenha sido surpreendido pela cheia.
Durante as buscas, foram localizados mochila, roupas e o celular de Josias, em uma área próxima ao encontro dos rios Quiriri e São João. Segundo os bombeiros, os objetos estavam próximos de onde o homem foi visto pela última vez.
No vídeo enviado à esposa, que se espalhou nas redes sociais, Josias mostra o nível alto da água e comenta sobre a travessia:
“Olha, amor. Eu vou ter que me jogar na água pra cruzar aqui. Vou enrolar o celular numa sacola e vou ter que cruzar, não tem jeito. Nem sei onde que eu tô, vou ter que dar uma olhada no GPS aqui.”
Ele havia saído de casa às 6h30 da manhã de segunda-feira (3) para colher fumo em uma área rural isolada, entre dois rios. O último contato ocorreu por volta das 17h, quando relatou dificuldades para retornar devido às chuvas fortes que atingiam a região.
Após perder o contato, a esposa acionou o socorro. Desde então, equipes percorrem trilhas, margens de rios e áreas de mata fechada, com apoio de drones da Defesa Civil.
As buscas seguem concentradas na região de Garuva Acima, onde o vídeo foi gravado. Até o momento, Josias continua desaparecido.


