Durante participação em um podcast, o deputado federal Paulo Bilynskyj (PL-SP) sugeriu que o Brasil fosse dividido em dois países: “Brasil do Norte” e “Brasil do Sul”. A declaração ocorreu na última quinta-feira (18/9), no programa Redcast, quando o parlamentar discutia a desproporção entre o número de senadores e a população dos estados.
Segundo Bilynskyj, Norte e Nordeste formariam o “Brasil do Norte”, enquanto Centro-Oeste, Sudeste e Sul ficariam no “Brasil do Sul”. Ele afirmou ainda que a divisão refletiria nas escolhas políticas. “Eles votam no Lula, nós votamos no Bolsonaro, pronto, acabou”, disse.
O apresentador Junior Masters classificou a ideia como “separatismo”. Em resposta, o deputado questionou: “Qual o problema? Sabia que, historicamente, quanto maior a extensão territorial, maior a tendência à ditadura? Quanto menor o país, mais democrático ele é”.
A fala do parlamentar contém um equívoco: nas eleições de 2022, Jair Bolsonaro recebeu 51,03% dos votos no Norte, contra 48,97% de Luiz Inácio Lula da Silva.
Histórico de polêmicas
Paulo Bilynskyj, 38 anos, é delegado licenciado da Polícia Civil de São Paulo e cumpre mandato como deputado federal pelo PL. Ele integra a chamada “bancada da bala” na Câmara.
Documentos revelados pelo Metrópoles mostram que a Polícia Civil tenta formalizar sua demissão há três anos. O parlamentar acumula mais de 12 expedientes disciplinares, com punições que incluem advertências e suspensões.
Um dos episódios mais graves ocorreu quando ele realizou uma manobra brusca com uma viatura policial, colidindo contra um veículo particular, o que resultou em pedido para que não fosse confirmado na carreira. Atualmente, Bilynskyj responde a três processos disciplinares.