O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) já está com visto regularizado e tem presença confirmada na 80ª Assembleia Geral da ONU, que acontece em Nova York no próximo dia 23. No entanto, a definição da comitiva que o acompanhará ainda é incerta, já que parte dos vistos solicitados pelo governo brasileiro aos Estados Unidos não foi liberada.
Segundo informações da CNN Brasil, um dos pedidos pendentes é do ministro da Saúde, Alexandre Padilha, cujo visto venceu recentemente. Mesmo que a autorização saia, há a possibilidade de ele permanecer no Brasil por conta da agenda da pasta.
O Itamaraty admitiu que há algumas pendências, mas disse confiar no andamento dos processos. A ONU classificou como “preocupante” o atraso na emissão dos vistos da delegação brasileira e o Brasil chegou a registrar formalmente essa preocupação ao comitê da entidade.
Enquanto isso, a agenda de Lula em Nova York já está delineada. Ele fará o tradicional discurso de abertura da Assembleia Geral no dia 23 e também participará de encontros sobre democracia, clima e a criação do Estado palestino. O presidente deve permanecer nos Estados Unidos até o dia 25.