O jornalista Paulo Figueiredo afirmou na terça-feira (19/8), em publicação no X (antigo Twitter), que os Estados Unidos poderão restringir vistos de estrangeiros que manifestem posições consideradas “antiamericanas”. Segundo ele, brasileiros como a deputada federal Erika Hilton (Psol), o influenciador Felipe Neto e a cantora Anitta poderiam ser impactados pela medida.
Figueiredo, que vive atualmente nos EUA e é neto do ex-presidente João Batista Figueiredo, comentou o anúncio feito pela Casa Branca, também nesta terça-feira, sobre a ampliação de checagens realizadas pelo Serviço de Cidadania e Imigração (USCIS).
De acordo com a nota oficial, o posicionamento “antiamericano” passará a ser um dos critérios avaliados na análise de pedidos de visto e outros benefícios imigratórios. “Os benefícios dos Estados Unidos não devem ser concedidos àqueles que desprezam e promovem ideologias antiamericanas”, disse o porta-voz do USCIS, Matthew Tragesser.
Na rede social, Paulo Figueiredo mencionou personalidades brasileiras ao relacionar a medida às possíveis consequências para artistas, parlamentares e influenciadores. Ele sugeriu que shows e viagens poderiam ser comprometidos caso se enquadrem nos novos critérios de análise.