Três homens foram presos em flagrante por policiais militares após se passarem por agentes da Polícia Civil para invadir uma residência de imigrantes bolivianos, na noite de quinta-feira (31), no Jardim Iguatemi, Zona Leste de São Paulo. O caso foi registrado pelas câmeras corporais dos PMs, que foram acionados por vizinhos. As imagens foram divulgadas com exclusividade pelo telejornal SP2.
Os policiais chegaram ao local por volta das 21h e encontraram dois suspeitos usando coletes à prova de balas e uniformes semelhantes aos do Grupo de Operações Especiais (GOE). Ao serem questionados, os homens afirmaram que estavam em uma operação oficial. Um deles, ao ser solicitado a apresentar a identificação funcional, respondeu: “Você está atrapalhando a nossa operação. Faz o favor, eu não devo satisfação para o senhor”.
Diante da postura suspeita, um dos PMs reagiu com firmeza: “Na moral, você não é policial p* nenhuma”.
Com os suspeitos, os militares encontraram um revólver, algemas e até um mandado judicial falso, que vinha sendo utilizado como pretexto para justificar a entrada na residência. Segundo os relatos das vítimas, os homens ameaçaram e tentaram extorquir a família, afirmando que se tratava de uma ação de fiscalização oficial.
“Eles entraram na minha casa com arma. Meus filhos estão assustados, com medo”, contou um dos moradores.
Um terceiro integrante do grupo, que aguardava dentro de um carro nas imediações, também foi detido. Mesmo diante das evidências, o trio tentou manter a farsa até o momento da prisão.
Na tarde desta sexta-feira (1º), os três foram apresentados em audiência de custódia no Fórum Criminal da Barra Funda. A Justiça determinou a prisão preventiva dos envolvidos, que agora respondem por roubo, porte ilegal de arma e usurpação de função pública.