A Polícia Civil instaurou um inquérito para investigar um crime de ultraje a culto religioso após uma explosão dentro da Paróquia Santo Estanislau, em Itaiópolis, no Planalto Norte de Santa Catarina. O caso ocorreu na tarde de ontem quarta-feira (30) e foi registrado por câmeras de segurança do templo, localizado no bairro Paraguaçu.
Nas imagens, é possível ver um homem de roupas escuras entrando sozinho na igreja e se dirigindo diretamente ao altar. Ele carrega um objeto nas mãos e o deposita sobre o altar principal. Poucos segundos depois, uma explosão ocorre, provocando um clarão.
De acordo com o delegado regional de Mafra, Cassiano Tiburski, que também responde por Itaiópolis, o caso está sendo tratado como possível violação ao artigo 208 do Código Penal, que trata de ultraje a culto religioso. Um boletim de ocorrência foi registrado, e as investigações estão em andamento.
O vídeo rapidamente circulou nas redes sociais, causando indignação entre fiéis e moradores da cidade. Comentários nas redes refletem a comoção: “Misericórdia, Senhor. Nem as igrejas estão respeitando”, escreveu uma internauta. “Meu Deus! Falta de respeito com Deus”, publicou outro perfil.
Até o momento, o suspeito não foi identificado. A polícia pretende usar as imagens das câmeras de segurança para auxiliar na identificação. Apesar do susto, não houve feridos nem danos materiais significativos registrados até agora.