Dois policiais militares foram presos em flagrante após uma abordagem durante uma operação na comunidade de Paraisópolis, zona sul de São Paulo, na última quinta-feira (10). Imagens de câmeras corporais, divulgadas pela CNN, mostram momentos da ação e serviram de base para a decisão da Corregedoria da Polícia Militar.
O vídeo mostra o momento em que os agentes entram em uma residência e abordam um homem, identificado como Igor Oliveira de Moraes Santos. Segundo a Polícia Militar, a conduta dos agentes não seguiu os protocolos estabelecidos, o que levou à prisão dos policiais Robson Noguchi de Lima e Renato Torquatto da Cruz.
O coronel Emerson Massera, porta-voz da PM, afirmou que a instituição identificou falhas na conduta e agiu de forma imediata. “Quando há erro, a gente corrige. Nossa instituição tem compromisso com o acerto”, declarou.
O governador Tarcísio de Freitas também comentou o caso. “Houve desvio de conduta. Os dois policiais serão indiciados e vão responder perante a Justiça”, afirmou.
A operação policial em Paraisópolis resultou ainda na morte de dois homens e na prisão de outros três. Após a ação, moradores realizaram protestos na região, com bloqueios de vias e queima de objetos, o que causou reflexos no trânsito e mobilizou equipes de segurança.
As investigações continuam sob responsabilidade da Corregedoria da Polícia Militar e da Polícia Civil.


