Uma idosa de 60 anos foi atropelada por um ciclista na manhã deste domingo (13/7), enquanto caminhava por uma calçada de uma avenida comercial no Paranoá, no Distrito Federal. Maria do Amparo Damasceno Veras foi surpreendida por dois ciclistas que circulavam em local onde o tráfego de bicicletas é proibido por sinalização, segundo moradores.
A vítima, que estava acompanhada do marido, caiu e bateu a nuca no chão, sofrendo um corte na cabeça e uma contratura muscular que travou seu pescoço. Ela foi encaminhada ao hospital, passou por uma tomografia e recebeu pontos na cabeça. Apesar do susto, o estado de saúde dela é estável, conforme informou seu filho, Leonardo Veras.
“Ela foi medicada e, agora, o tratamento será feito em casa. Mas o que mais nos preocupa é a falta de responsabilidade de ciclistas na região. Esse tipo de acidente tem se tornado comum por aqui”, declarou Leonardo.
O caso reacende um alerta sobre a insegurança de pedestres na região, especialmente em áreas sinalizadas que proíbem o uso de bicicletas. Segundo moradores, este não é um episódio isolado.
“Há alguns anos, uma criança também foi atropelada por um ciclista na mesma calçada. Ela sofreu ferimentos graves e perdeu a visão de um dos olhos, após passar por cirurgia”, relatou um comerciante local.
A família da idosa cobra maior fiscalização por parte das autoridades e reforço nas campanhas educativas sobre o uso correto das vias públicas, visando à segurança de pedestres e ciclistas.