A Justiça de Lavras, no Sul de Minas, determinou a prisão preventiva de Sullivan Luiz Carlos, de 23 anos, após ele ameaçar autoridades durante uma audiência de custódia realizada no dia 5 de junho. O vídeo do momento foi divulgado nesta quarta-feira (25) e mostra o suspeito adotando um comportamento agressivo e desafiador diante da juíza e demais representantes do Poder Judiciário.
Sullivan já havia sido preso em flagrante no dia 28 de maio, suspeito de tráfico de drogas. Chegou a ser solto no dia 1º de junho, mas foi detido novamente em 3 de junho. Durante a audiência mais recente, ele declarou ser o “inimigo número 1 do Estado” e disse às autoridades: “Vocês não me intimidam não, que aqui é o crime”.
A juíza Patrícia Narciso Alvarenga, que presidiu a audiência, considerou o comportamento como ameaça direta ao sistema de Justiça e à sociedade, citando em sua decisão que o réu afirmou estar disposto a “matar e morrer” pelo crime.
Na decisão que converteu a prisão em flagrante para preventiva, a magistrada destacou a “postura afrontosa e beligerante” do suspeito, que indicaria risco concreto de reiteração criminosa e ameaça à ordem pública.
“Logo, considerando que a pena máxima abstratamente cominada ao crime de tráfico de drogas supera o teto de quatro anos e o histórico criminoso do autuado […] é de se concluir pela admissibilidade da prisão preventiva”, escreveu a juíza.
A magistrada também observou que medidas cautelares alternativas seriam insuficientes para garantir a segurança da sociedade, dada a disposição explícita do suspeito de confrontar o Estado.
Sullivan segue preso à disposição da Justiça. O caso está sob responsabilidade da Vara Criminal de Lavras e segue em investigação.