Um caminhoneiro escapou por pouco de uma tragédia após a ponte onde trafegava desabar devido a um deslizamento de terra, ocorrido nesta terça-feira (24) no condado de Sandu, província de Guizhou, na China. O veículo ficou pendurado na beira do abismo, com o motorista ainda dentro da cabine.
Imagens gravadas por testemunhas mostram o caminhão parcialmente suspenso no ar, enquanto uma voz alerta o motorista de que não havia sinal de celular no local e pede que ele mantenha a calma até a chegada da equipe de resgate.
“Não há conexão telefônica aqui, apenas espere os bombeiros virem te resgatar”, diz uma das pessoas que acompanhavam a cena, segundo informações da Reuters.
A agência de notícias confirmou a autenticidade do local com base em imagens de satélite, registros de mídia local e fotos de arquivo. A data do incidente também foi verificada por meio de comunicados oficiais.
Em nota publicada na rede social WeChat, o Departamento de Transportes da província de Guizhou confirmou que a ponte sobre o Rio Houzi colapsou por volta das 7h40 da manhã (horário local), como resultado de um deslizamento de terra causado por chuvas intensas. No horário de Brasília, o incidente ocorreu às 23h40 de segunda-feira (23).
“O colapso da ponte do Rio Houzi foi provocado por um deslizamento de terra decorrente de fortes chuvas”, diz o comunicado.
As autoridades locais informaram que diversos rios transbordaram após vários dias consecutivos de chuvas intensas, tornando Guizhou uma das regiões mais afetadas pelas enchentes durante o auge da temporada de monções no Leste Asiático.
A Administração Meteorológica da China prevê que as chuvas continuarão nos próximos dias e alertou para o risco de novos desastres naturais em províncias atingidas repetidamente por tempestades, como Guizhou.
“Haverá mais chuvas nos próximos dias, e províncias como Guizhou, que já enfrentam múltiplas tempestades, devem manter um alto nível de alerta”, destacou o órgão.
Até o momento, não há informações sobre feridos, mas as autoridades seguem monitorando a região.