As praias do Rio de Janeiro foram atingidas por ressacas, ontem domingo (5), e assustaram banhistas que aproveitavam o dia ensolarado. A Marinha do Brasil informou que ondas de até 3,5 metros de altura podem chegar no litoral da cidade até às 18h de segunda-feira (8).
Em um vídeo que circula nas redes sociais, é possível ver a onda invadindo a areia de uma praia da Zona Sul e derrubando as pessoas que estavam no local. No registro, vendedores ambulantes tentam proteger suas mercadorias da água.
Carolina Andrade, de 26 anos, estava na praia da Barra da Tijuca, no posto 3, e relatou o momento de susto que passou. “Veio uma onda bizarra que pegou tudo a um metro de altura da areia. Só tive tempo de levantar a cadeira para jogar para a parte de mato e voltar para ajudar as pessoas. Uma senhora foi jogada em uma viga de madeira e saiu desmaiada”, relembrou a enfermeira.
A jovem, que estava acompanhada de seus pais, disse que eles perderam os chinelos e que sua mãe ficou com um arranhão na barriga. “O salva-vidas disse que algumas pessoas sofreram fraturas com o arrastão da água. Nunca vi o mar daquele jeito”, contou.
O Centro de Operações do Rio (COR) recomendou que a população evite banho, prática de esportes e ficar próximo ao mar, além de não permanecer em mirantes na orla ou trafegar de bicicleta, caso as ondas estejam atingindo a ciclovia. Os pescadores devem evitar navegar durante o período e os frequentadores das praias devem seguir as orientações do Corpo de Bombeiros e não resgatar vítimas de acidente. Neste caso, é necessário acionar a corporação imediatamente, pelo telefone 193.
Ainda segundo o COR, a Avenida Delfim Moreira e Avenida Vieira Souto permanecem interditadas no sentido Arpoador. Equipes da Comlurb estão realizando a limpeza da via após as fortes ondas invadirem a pista. Agentes da Guarda Municipal e da CET-Rio também estão no local.