Incêndios florestais no Havaí, alimentados por ventos fortes, queimaram várias estruturas, forçando evacuações e fechamento de escolas em várias comunidades na quarta-feira, e equipes de resgate retiraram uma dúzia de pessoas que escapavam da fumaça e das chamas do oceano.
A Guarda Costeira dos EUA respondeu a áreas onde as pessoas foram para o oceano para escapar do fogo e das condições de fumaça, disse o condado de Maui em um comunicado. A Guarda Costeira twittou que uma tripulação resgatou 12 pessoas da água ao largo de Lahaina. Um bombeiro que respondeu ao incêndio em West Maui foi levado a um hospital após inalar fumaça e estava em condição estável, de acordo com o condado de Maui.
O condado de Maui twittou que várias estradas em Lahaina foram fechadas com um aviso: “NÃO vá para a cidade de Lahaina”.
O Serviço Nacional de Meteorologia disse que o furacão Dora, que estava passando ao sul do arquipélago a uma distância segura de 500 milhas (805 quilômetros), foi parcialmente responsável por rajadas acima de 60 mph (97 km/h) que derrubaram a energia quando a noite caiu. , casas sacudidas e helicópteros de combate a incêndios imobilizados. As condições perigosas de incêndio criadas por ventos fortes e baixa umidade devem durar até a tarde de quarta-feira, informou o serviço meteorológico.
A governadora interina Sylvia Luke emitiu uma proclamação de emergência em nome do governador Josh Green, que está viajando, e ativou a Guarda Nacional do Havaí.