Imagens supostamente capturadas por uma brigada ucraniana na linha de frente em Bakhmut têm circulado no YouTube e no Twitter. O vídeo mostra um soldado russo indicando a um drone ucraniano sua intenção de se render e pedindo ajuda para escapar sob o risco de ser morto por outros soldados russos.
A autenticidade do vídeo foi confirmada por jornais britânicos e norte-americanos, como a Sky News e o The Times.
O soldado identificado como Ruslan Nikolaievich estava nas trincheiras em Bakhmut quando interagiu com o drone que o sobrevoava. Ele sinalizou sua intenção de se render e o perigo iminente de ser morto por seus colegas de exército.
Os ucranianos recuperaram o drone e o enviaram de volta ao soldado, deixando cair uma mensagem escrita para que ele seguisse o aparelho. O The Telegraph publicou uma edição do vídeo no YouTube, mostrando o soldado seguindo a rota indicada pelo drone enquanto sofria aparentes disparos de outros soldados russos.
As imagens mostram Nikolaievich chegando ao local de destino são e salvo, retirando o capacete e entregando-se aos ucranianos.
As imagens estão atribuídas à 92ª Brigada Mecanizada do exército ucraniano sem menção de datas.
Kiev anunciou nas últimas horas que tem estado a recuperar terreno em Bakhmut e que unidades russas estarão em fuga, alegações negadas por Moscovo.